DICA:
Quero relatar alguns defeitos
intrigantes que esse veículo (somente esse veículo Fiat Strada 2000/2003 com
motor fiasa 1.5 e sistema de injeção IAW: 1G7) com conector de diagnóstico na
caixa interna de fusíveis e relés tem apresenta nos últimos meses.
DEFEITO:
1 – Luz da temperatura acesa constante
e o ponteiro da temperatura alto no painel de instrumentos. Monitorando a
temperatura com scanner nota-se que a temperatura altera com precisão e o
eletro-ventilador aciona normalmente dentro da faixa de funcionamento.
Ao analisar e testar o sensor de
temperatura percebeu que era um sensor de três pinos, substituiu por outro
original, feito todos os testes possíveis quanto à continuidade, alimentação e
aterramento até a troca do painel de instrumentos, e o defeito permaneceu.
2 – Outro sintoma que tem apresentado
muito é o acendimento da luz de óleo no painel de instrumentos, muitas vezes a
solução é instalar o scanner e resetar a memória da Central Eletrônica e o
Painel de Instrumentos (quando há códigos de falhas memorizado) que a luz
apaga. Neste veículo e neste caso não houve um resultado positivo com scanner,
mesmo substituindo o interruptor de óleo, óleo do motor e o filtro de óleo.
Monitorando a pressão do óleo com
manômetro, motor aquecido e depois de ligar o eletro-ventilador por varias
vezes concluiu que a pressão estava ok, mesmo assim substituiu a bomba de óleo,
e também substituiu o painel de instrumentos, o defeito continuou.
CAUSA:
Defeito no Conversor
CAN.
Infiltração interna de água por trinca na carcaça do Conversor CAN. Muitas vezes também apresenta defeito por oxidação nos
terminais do Conversor CAN.
SOLUÇÃO:
Substituir o conversor
CAN e limpar a oxidação dos terminais do
conector.
OBERVAÇÃO:
O Conversor
CAN se assemelha muito a um relé duplo utilizado nas injeções IAW: 1G7 e IAW:
1ABG dificultando o diagnóstico de muitos mecânicos e reparadores de
automóveis, porém, não se trata de um relé duplo e sim conversor CAN,
VER ESQUEMA ELÉTRICO E FIG. 01 e 02 ABAIXO.
FIG. 01 |
FIG. 02 |
CLICK PARA AMPLIAR |
Outros detalhes que ajudam a identificar e
diferenciar o relé duplo para o Conversor
CAN é a localização e a coloração do componente.
1 – Relé Duplo: Está localizado sempre no painel corta
fogo do veículo, localizações padronizado
pelo fabricante.
2 – Conversor CAN: Está localizado e fixado no suporte
(caixa) da bateria, acima do câmbio, conforme a figura 1 e 2.
Espero ter ajudado com essas informações, grande abraço
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Olá, essa dica é ótima e vai ajudar muitos profissionais.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa...
ResponderExcluirPreciso saber onde posso comprar esse conversor can, nao to achando em lugar nenhum
ResponderExcluirBem vinda ao meu mundo tbm não tô achando por nada😅😅
Excluirinforma pra gente o local por favor to precisando urgente
ResponderExcluirEle fica perto do câmbio parece um relé duplo da injeção
Excluirinforma pra gente o local por favor to precisando urgente
ResponderExcluirOlá boa tarde...
ResponderExcluirSou Gaspar e eu perdi essa peça, e no meu painel de temperatura não marca gostaria de saber onde eu consigo essa peça. Por favor se alguém poder me ajudar serei grato. Obrigado
Estou com o mesmo problema numa strada 1.5 mpi com rede can e já fiz a substituição do conversor e o problema permanece. Observei que dos dois sensores que vão no cavalete da válvula termostatica um deles está desligado,que seria o sensor de apenas um fio que iria para o painel indicador. Gostaria de saber a cor desse único fio e se ele vai diretamente para o painel de advertências.
ResponderExcluirAmigo.
ExcluirTambém estou com o mesmo problema. Caso tenha conseguido solucionar,.me avise por favor.
bom dia amigo, vc pode me informar onde comprou este conversor? nao estou encontrando.
ExcluirConector do sensor de temperatura e 3 pinos sendo um deles ligado a can branco/verde
ExcluirEstou com mesmo problema não acho essa pecp
ResponderExcluirEstou com o mesmo problema é quero saber se tem outra maneira de resolver isso já que não acho esse tal de conversor can
ResponderExcluirÉ verdade, se alguém souber me avise, pois realmente essa peça tá quase impossivel de achar.
ResponderExcluirobrigado.
Olá amigo minha estrada tá esquecendo quando liga o ar condicionado, e a velocidade alta não entrar, e a temperatura sobe o que seria
ResponderExcluirMuito boa a informação
ResponderExcluirEu preciso de peça me liga 017997790242
ResponderExcluirBoa tarde estou com problema no conversor can preciso do mesmo estou tem dificuldades para encontrar esta peça ja entrei em contato com a Fiat montadora e eles não fabricao mais este componente contato 11 968660525
ResponderExcluirO problema é que não encontro este conversor para comprar se alguém tiver um pra vender .quero muito
ResponderExcluirAlguém resolveu o problema do conversor cam da Estrada 1.5 ano 2002
ExcluirNão estou encontrando este conversor cam nem na Fiat não fabrica mais
ResponderExcluirVocê teria esse diagrama mais o do airbag do palio 1.6 16v 98
ResponderExcluirTem como isolar esse conversor cam?
ResponderExcluirMesmos problema conversor can
ResponderExcluirVou vender a minha strada pro ferro velho,só encontra esse conversor na Argentina por 5.000.00 Reais,
ResponderExcluirTroca o chicote completo fica mais em conta e da certo
ExcluirQual e a cor do fio da cebolinha de óleo
ResponderExcluirOlá gente,pelo visto isso é uma doença crônica nesse veículo porque tenho um Strada super conservada com apenas 120000km rodados 2002 1.5 e venho sofrendo a exatos 5 anos!! Ela sempre marcou tudo direitinho depois ficou o nível de combustível alterado e depois velocímetro mais a temperatura nunca deu problema, troquei o módulo BC e resolveu e agora é a temperatura que só marca 1/4 não fica no meio ou seja 90° nunca mais!! Será que um dia algum gênio vai descobrir essa doença?
ResponderExcluirÉ lamentável a indústria criar um veículo tão problemático nesse quesito e simplesmente não dá suporte para o cliente!!!
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