quinta-feira, 27 de agosto de 2015

DICA 02 - HONDA CIVIC 1.5/1.6 16V 1991/2000 HONDA PGM-Fi

DICA: Com passar do tempo nas oficinas e centros automotivos percebemos que os mecânicos tem algumas dificuldades em repará-lo os Honda Civic 1.5/1.6 16V de 1991 até 2000, incluindo também os modelos Honda Civic 1.4 16V todos com sistema de injeção e ignição Honda PGM-Fi.

Os mecânicos tem nos procurados em treinamentos, apoio técnico e internet (site) com muita freqüência questionando os seguintes defeitos:
1 – Motor raja a parte inferior (como se o motor tivesse fundido) até mesmo retificando o motor ainda continua rajando, por que acontece isso?
2 – Dificuldade em afinar (regular a marcha lenta) após uma manutenção no motor ou até mesmo uma troca da bateria.
3 – Acende a luz de anomalias no painel e apresenta com uma constância o código 165 = relé de aquecimento da sonda lambda, troca a sonda e o defeito permanece (defeito é o relé ou a sonda lambda).
4 – Alguns veículos Honda Civic 1.4/1.5/1.6 16V tem 3 conectores na Central Eletrônica e outros tem 4 conectores, qual é a diferença?
5 – E em quinto lugar, reclamação a respeito dos esquemas elétricos que nunca confere com o veículo a ser concertados quando entra nas oficinas.

            Nós da DICATEC também temos uma oficina mecânica e passamos pelos mesmos problemas citados acima. Quero trazer para vocês leitores e amigos mecânicos de uma maneira ampla, clara e simples a respeitos desses assuntos.
            Vou priorizar nessa matéria o quinto item (esquema elétrico que não confere com o veículo quando entra na oficina). Atenção senhores mecânicos o problema não está no veículo e nem nos esquemas elétricos que vocês têm na oficina, a questão é que esses modelos com a motorização 1.4, 1.5 e 1.6 16V de 1991 até 2001 contêm sete esquema elétricos diferentes, normalmente temos 2 no máximo três esquema elétrico.
            Sempre que entrar um desses veículos em sua oficina, buscar aplicação do esquema elétrico pelo código do motor e ano de fabricação. O código do motor está localizado a frente do motor, lado direito e ao lado do coletor de escapamento, fácil acesso.
            Segue como exemplo o esquema do Honda Civic 1.5 e 1.6 16V  de 1996 até 2001 com os códigos D15Z6 / D15Z8 / D16Y5 / D16Y7 / D16Y8. A diferença está na pinagem da Central, pinagem dos sensores e atuadores, coloração dos fios, alguns estão equipados com imobilizadores outros não, e outras diferenças a mais.

            A DICATEC trabalhou muito com seus mecânicos, técnico e desenhista abrindo chicote e conferindo ponta a ponta, analisando todos os detalhes para trazer melhor informação possível para um bom diagnóstico. Já estamos disponibilizando esses sete esquemas elétricos do Honda Civic 1.4/1.5 e 1.6 16V de 1991 até 2001 comentado nessa matéria, em nosso (DVD = manual eletrônico Dicatec), confira em nosso site www.dicatec.com.br.

LOCAL ONDE FICA O CÓDIGO DO MOTOR

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