sábado, 5 de setembro de 2015

DICA 03 - CIVIC 1.4/1.5/1.6 16V 1991/2000 HONDA PGM-Fi

DICA:
     Conforme foi relatado na dica anterior a respeito de alguns detalhes do Honda Civic 1.6 16V, trago outro esquema elétrico diferente do motor 1.4 16V (D14A2) 1995/97, motor 1.5 16V (D15Z3) 1995/97 e  motor 1.6 16V (D16Y2 / D16Y3) 1995/01, “esquema está abaixo”.
     Também apresento nesta postagem o quebra cabeça de muitos mecânicos sobre o rajado do motor até mesmo após passar por uma retifica.
     Quando um desses veículos procurar a sua oficina para sanar o barulho do (rajado) como se o motor estivesse fundido, antes de desmontar o motor verifique o ponto de avanço da ignição com a lâmpada estroboscopica.
     O ponto de avanço de ignição desses veículos é ajustado com 16ºC antes do ponto morto superior, aí está o detalhe, não é soltar e movimentar o distribuidor e ir ajustando, antes tem que fazer um procedimento semelhante a alguns veículos do passado equipado com injeção e distribuidor.

     OBS: Com o motor aquecido e em marcha lenta, nota-se que não oscila a marcação do ponto de ignição pela polia sem “Jumpear” o conector de diagnóstico, despreocupando o mecânico de qualquer outro procedimento. Ao ajustar o ponto de ignição pelo distribuidor dessa maneira, fica adiantado acima do normal próximo de 4ºC o avanço eletrônico apresentando algum desconforto ao dirigir
É necessário Jumpear” o conector de diagnóstico de 2 pinos, que está
localizado em dois pontos diferentes dentro do veículo abaixo do porta-luvas:
Localização 1: Dentro do veículo, abaixo do porta-luvas, atrás do console central, 
conforme (Fig 01).

Localização 2: Dentro do veículo, abaixo do porta-luvas, coluna lado direito, 
conforme (Fig 02).

OBS: Há 2 conectores de diagnóstico de coloração azuis protegido por uma capa verde.
Ø Conector 1 = 2 pinos (diagnósticos via códigos lampejante).
Ø Conector 2 = 3 pinos (diagnósticos via scanner automotivo).

Procedimentos:
01 - Chave de ignição (contato) desligado;
02 - Cabos de velas posicionados corretamente;
03 - Instalar a lâmpada estroboscopica para visualizar ponto de ignição;
04 - Jumpear o "conector de diagnóstico lampejante - 2 pinos";
05 - Soltar o distribuidor o suficiente para movimentar em ajuste;
06 - Ligar o motor e acelerar a 2000 RPM até disparar o eletroventilador por 2 vezes;
07 - Deixar estabilizar a marcha lenta (desligar todos os consumidores elétricos);
08 - Sincronizar o ponto de ignição em 16ºC, conforme (Fig 03);
09 - Desligar a ignição;
10 - Retirar o (jumper) do conector de diagnóstico lampejante.

DICATEC
FIGURA 1

DICATEC
FIGURA 2
DICATEC
FIGURA 3
ESQUEMA PAGINA 1


ESQUEMA PAGINA 2

19 comentários:

  1. Ótima ideia ,pode ajudar gente no sufoco ,valeu!

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  2. Ótima ideia ,pode ajudar gente no sufoco ,valeu!

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  3. si o ponto tiver errado pessa a partida com motor aquecido ????

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  4. Boa tarde, você teria do motor 1.5 16v D15b2?

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  5. Muito boa suas dicas amigo,gostaria de saber se o motor estiver fora alguns graus quando o motor estiver quente ele fica muito tuim a partida? A ponto de esperar esfriar pra pegar? Desde ja agradeço.

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  6. Regulei o .eu na pistola strobo e ficou muito melhor 👍

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  7. Meu Honda Civic lx automático não anda pra frente e fica piscando draiv no D4 e só anda pra trás engatado re poren com a luz d D 4 piscando por favor me ajudem

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    1. limpe as válvulas solenoides, apos isso troque o oleo do cambio, isso deverá resolver seu problema

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    2. Conseguiu arrumar o meu tá assim

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  8. bom dia dicas muito interessante, ajuda muito no dia dia. estou interessado o esquema elétrico da parte de igniçao (fiação)do honda civic 2000 lx voce pode me ajudar como consigo este esquema.

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  9. boa tarde gente, gostava de saber porque nao me chega corrente o distribuidor do civic 1.5 lsi ano 92.nao me chega corrente elétrica nenhuma..se me pode sem ajudar fico muito agradecido...obrigado

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  10. Boa noite
    Civic 1.6 manual 1998 ex
    Pariu de acender luz de ré
    Onde se encontra o interuptint(cebolinha) da re
    Obrigado

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  11. Meu Civic 99 ao andar com ele ainda frio sem que a ventoinha esteja na temporada de ligar o carro quando VC anda com ele se VC desengatar o carro e deixar ele andando sem acelerar ele ainda sim continua acelerado se VC parar ele daí um pouco a aceleração cai em rotação de marcha lenta
    Ele só para de fazer isso quando está ligando a ventoinha .
    É normal fazer isso
    Se alguém puder me ajudar se é normal do Civic 99 fazer isso ou tem aver com o ponto do distribuidor

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  12. Tenho um Honda Civic 2002 não troca marcha mas testei os 4 selonoides mas estão funcionando o q pode ser

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  13. Eu estou com problema no chicote do farol auto e baixo do Honda 1998 , preciso do esquema elétrico ,apartir da chave de comando

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  14. Boa tarda,tenho um Honda Civic 99estaou com sério problema com entrada de ar,achei uma entrada de ar vindo da válvula pcv,agora o atuador de macha lenta voltou a trabalhar mas o carro continua oscilando quando coloca no drive.Alguem pode me ajudar?

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  15. Boa noite!, tenho um honda civic 93, 1.6 16v, motor vtec, gostaria de saber a cor dos fios que pega no atuador de marcha lenta?

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