DICA:
Conforme foi relatado na dica anterior
a respeito de alguns detalhes do Honda Civic 1.6 16V, trago outro esquema
elétrico diferente do motor 1.4 16V (D14A2) 1995/97, motor 1.5 16V (D15Z3)
1995/97 e motor 1.6 16V (D16Y2 / D16Y3)
1995/01, “esquema está abaixo”.
Também apresento nesta postagem o
quebra cabeça de muitos mecânicos sobre o rajado do motor até mesmo após passar
por uma retifica.
Quando um desses veículos procurar a
sua oficina para sanar o barulho do (rajado) como se o motor estivesse fundido,
antes de desmontar o motor verifique o ponto de avanço da ignição com a lâmpada estroboscopica.
O
ponto de avanço de ignição desses veículos é ajustado com 16ºC antes do ponto
morto superior, aí está o detalhe, não é soltar e movimentar o distribuidor e
ir ajustando, antes tem que fazer um procedimento semelhante a alguns veículos do
passado equipado com injeção e distribuidor.
OBS: Com o motor aquecido e em marcha lenta,
nota-se que não oscila a marcação do ponto de ignição pela polia sem “Jumpear”
o conector de diagnóstico, despreocupando o mecânico de qualquer outro
procedimento. Ao ajustar o ponto de ignição pelo distribuidor dessa maneira,
fica adiantado acima do normal próximo de 4ºC o avanço eletrônico apresentando
algum desconforto ao dirigir
É
necessário “Jumpear” o conector de diagnóstico de 2
pinos, que está
localizado em dois pontos diferentes
dentro do veículo abaixo do porta-luvas:
Localização
1: Dentro do
veículo, abaixo do porta-luvas, atrás do console central,
conforme (Fig 01).
Localização
2: Dentro do
veículo, abaixo do porta-luvas, coluna lado direito,
conforme (Fig 02).
OBS: Há 2 conectores de
diagnóstico de coloração azuis protegido por uma capa verde.
Ø Conector
1 = 2 pinos
(diagnósticos via códigos lampejante).
Ø Conector
2 = 3 pinos
(diagnósticos via scanner automotivo).
Procedimentos:
01 - Chave de ignição (contato) desligado;
02 - Cabos de velas posicionados corretamente;
03 - Instalar a lâmpada estroboscopica para visualizar ponto de ignição;
04 - Jumpear o "conector de diagnóstico lampejante - 2 pinos";
05 - Soltar o distribuidor o suficiente para movimentar em ajuste;
06 - Ligar o motor e acelerar a 2000 RPM até disparar o eletroventilador por 2 vezes;
07 - Deixar estabilizar a marcha lenta (desligar todos os consumidores elétricos);
08 - Sincronizar o ponto de ignição em 16ºC, conforme (Fig 03);
09 - Desligar a ignição;
10 - Retirar o (jumper) do conector de diagnóstico lampejante.
01 - Chave de ignição (contato) desligado;
02 - Cabos de velas posicionados corretamente;
03 - Instalar a lâmpada estroboscopica para visualizar ponto de ignição;
04 - Jumpear o "conector de diagnóstico lampejante - 2 pinos";
05 - Soltar o distribuidor o suficiente para movimentar em ajuste;
06 - Ligar o motor e acelerar a 2000 RPM até disparar o eletroventilador por 2 vezes;
07 - Deixar estabilizar a marcha lenta (desligar todos os consumidores elétricos);
08 - Sincronizar o ponto de ignição em 16ºC, conforme (Fig 03);
09 - Desligar a ignição;
10 - Retirar o (jumper) do conector de diagnóstico lampejante.
FIGURA 1 |
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ESQUEMA PAGINA 1 |
ESQUEMA PAGINA 2 |
Ótima ideia ,pode ajudar gente no sufoco ,valeu!
ResponderExcluirÓtima ideia ,pode ajudar gente no sufoco ,valeu!
ResponderExcluirsi o ponto tiver errado pessa a partida com motor aquecido ????
ResponderExcluirBoa tarde, você teria do motor 1.5 16v D15b2?
ResponderExcluirMuito boa suas dicas amigo,gostaria de saber se o motor estiver fora alguns graus quando o motor estiver quente ele fica muito tuim a partida? A ponto de esperar esfriar pra pegar? Desde ja agradeço.
ResponderExcluirRegulei o .eu na pistola strobo e ficou muito melhor 👍
ResponderExcluirMeu Honda Civic lx automático não anda pra frente e fica piscando draiv no D4 e só anda pra trás engatado re poren com a luz d D 4 piscando por favor me ajudem
ResponderExcluirlimpe as válvulas solenoides, apos isso troque o oleo do cambio, isso deverá resolver seu problema
ExcluirConseguiu arrumar o meu tá assim
Excluirbom dia dicas muito interessante, ajuda muito no dia dia. estou interessado o esquema elétrico da parte de igniçao (fiação)do honda civic 2000 lx voce pode me ajudar como consigo este esquema.
ResponderExcluirboa tarde gente, gostava de saber porque nao me chega corrente o distribuidor do civic 1.5 lsi ano 92.nao me chega corrente elétrica nenhuma..se me pode sem ajudar fico muito agradecido...obrigado
ResponderExcluirConswguiu resolver pq to com um assim aqui
ExcluirBoa noite
ResponderExcluirCivic 1.6 manual 1998 ex
Pariu de acender luz de ré
Onde se encontra o interuptint(cebolinha) da re
Obrigado
Meu Civic 99 ao andar com ele ainda frio sem que a ventoinha esteja na temporada de ligar o carro quando VC anda com ele se VC desengatar o carro e deixar ele andando sem acelerar ele ainda sim continua acelerado se VC parar ele daí um pouco a aceleração cai em rotação de marcha lenta
ResponderExcluirEle só para de fazer isso quando está ligando a ventoinha .
É normal fazer isso
Se alguém puder me ajudar se é normal do Civic 99 fazer isso ou tem aver com o ponto do distribuidor
Obrigado pela dicas
ResponderExcluirTenho um Honda Civic 2002 não troca marcha mas testei os 4 selonoides mas estão funcionando o q pode ser
ResponderExcluirEu estou com problema no chicote do farol auto e baixo do Honda 1998 , preciso do esquema elétrico ,apartir da chave de comando
ResponderExcluirBoa tarda,tenho um Honda Civic 99estaou com sério problema com entrada de ar,achei uma entrada de ar vindo da válvula pcv,agora o atuador de macha lenta voltou a trabalhar mas o carro continua oscilando quando coloca no drive.Alguem pode me ajudar?
ResponderExcluirBoa noite!, tenho um honda civic 93, 1.6 16v, motor vtec, gostaria de saber a cor dos fios que pega no atuador de marcha lenta?
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