sábado, 2 de novembro de 2019

5 DICAS PARA SE TORNAR UM MECÂNICO DE CONFIANÇA

Oficina mecanica


Brasileiro é apaixonado por carros certo? Por isso tratar bem seus carros é algo importantíssimo para ter a confiança do cliente. Também existem aqueles que não cuidam de seus veículos como deveriam. Bastante disso se deve ao fato de não terem um mecânico de confiança, o que torna suas idas a uma oficina sempre muito trabalhosas. 


Além de não terem o hábito de fazer manutenções preventivas, passam por todo o procedimento de pesquisa para cada pequeno serviço de revisão ou reparo: perguntam por recomendações e avaliações dos estabelecimentos. Assim, demoram em se decidir e mudam constantemente de oficina. 

Por isso, ser reconhecido como referência no ramo pode fazer a diferença para o mecânico, trazendo clientes que o acompanharão por muito tempo. 


Como se tornar um mecânico de confiança 


Não basta fazer um bom serviço e ser educado. Para ganhar a confiança de um cliente, é preciso se diferenciar, redobrando a atenção e mostrando seu valor como profissional. A dúvida é: como fazer isso de maneira prática, eficiente e estratégica? Basta mudar alguns hábitos e ter atenção a alguns detalhes que são relevantes para os donos de carros. 


Os benefícios de ter a confiança dos clientes 

Especialmente nos últimos anos, o mercado de reparação automotiva se tornou mais concorrido, com muitas oficinas sendo abertas e profissionais entrando no ramo. Por um lado, isso é bom, pois garante facilidade aos proprietários de carros e aquece o setor. Por outro, fica mais difícil conquistar e manter os consumidores. 

Nesse cenário, é importante se destacar, oferecendo um atendimento diferenciado aos donos de veículos para ganhar sua confiança. Afinal, muitos consumidores têm receios, pois têm pouco ou nenhum conhecimento de como funciona um automóvel. 

Por isso, tendem a trocar muito de oficinas, fazendo cada reparo ou revisão em um lugar diferente. Estão sempre buscando algum mecânico que, finalmente, consiga conquistá-los. Dessa maneira, é muito interessante que os profissionais criem uma relação sólida com os clientes. 

Mas por que fazer isso? A resposta é simples. Da mesma forma que os consumidores não têm problemas em mudar de oficina até encontrar um bom profissional, também não se importam de seguir o mecânico que confiam. Portanto, com uma carteira de clientes consolidada, você pode se valorizar no mercado e sempre disputar as melhores oportunidades.

Dicatec


VAMOS PARA AS DICAS! 
1. PROCURE TIRAR O MÁXIMO DE INFORMAÇÃO SOBRE O HISTÓRICO DO VEÍCULO COM O PROPRIETÁRIO:

Obviamente, ouvir o cliente é essencial para saber qual foi o problema que ele notou em seu veículo. No entanto, a dica é que você solicite a maior quantidade possível de detalhes sobre o mau funcionamento e de qualquer outro fato que esteja incomodando o motorista. 

Ouvir o que ele tem a dizer e depois filtrar isso de uma maneira técnica, servirá para um pré-diagnóstico. Assim, você sabe o que procurar para evitar que, depois de pronto, sejam necessários ajustes. Além disso, será possível ter uma noção mais geral de como está o veículo para entregá-lo em perfeitas condições. 

Dessa forma, tendo suas reclamações atendidas com rapidez e eficiência, o cliente saberá que você é atencioso e sentirá sua dedicação aos automóveis que estão em suas mãos. 

2. FAÇA UMA ANALISE GERAL DO VEÍCULO:

Em muitos casos, os proprietários só levam seus carros à oficina quando alguma coisa dá problema, mas nós sabemos que essa não é a melhor prática, nem com o melhor custo-benefício. Ao mesmo tempo, é certo que outros componentes, que ainda não apresentaram falhas aparentes, já podem estar no final da vida útil ou forçando outros itens. 

Assim, é bom fazer uma revisão geral para conferir se não há outras peças que precisam ser trocadas ou reparos a serem feitos. Para não ficar a impressão de que você está tentando “empurrar” serviços (um medo muito comum entre os donos de carros), passe para ele também a relação de itens que estão bons e o tempo ou quilometragem que ainda aguentam. 

Aproveite a troca das peças para mostrar ao consumidor a diferença entre a nova e a usada. Explique como o desgaste ou a quebra afetam não só o desempenho, mas a conservação de outros componentes do veículo também. É um bom momento para aconselhar seu consumidor sobre a importância da manutenção preventiva.


3. SEJA SEMPRE HONESTO E SINCERO COM O CLIENTE:

Essa dica serve para complementar a anterior. Os proprietários querem sentir a segurança de que estão realmente fazendo aquilo que precisa ser feito — nada a mais e nada a menos. 

Portanto, esclarecendo com sinceridade o serviço feito e explicando os termos técnicos, mostrará que se preocupa em passar toda a informação, sem medo de que ela seja confirmada com terceiros. 

Para isso, tente focar nas causas dos problemas, explicando também como evitá-los. Mostre os resultados que forem obtidos com os equipamentos mais modernos de diagnóstico, como o scanner automotivo e o teste de rodagem. 

Por fim, no orçamento, liste tudo o que precisa ser feito e as peças que precisam ser trocadas. Coloque os valores separados para cada item. 

4. COLOQUE-SE SEMPRE À DISPOSIÇÃO DO CLIENTE:

Esteja à disposição, não só para olhar o carro do cliente quando chegar à oficina, mas também para outros casos, como esclarecer dúvidas e passar informações acerca do andamento do serviço. Além disso, dê conselhos sobre boas práticas e marcas confiáveis de peças. 

Ensine cuidados diários ao proprietário do veículo e forneça um contato seu para que ele possa se comunicar. Dessa forma, você pode ajudá-lo com serviços esporádicos, como avaliações para a venda ou a compra de um automóvel. 

5. SEMPRE QUE POSSÍVEL MANTENHA O CONTATO COM O CLIENTE:

Ao disponibilizar o seu contato, lembre-se também de guardar o do cliente. Faça uma lista com nome, modelo do automóvel, serviços realizados e o número do telefone. Assim, você poderá enviar mensagens perguntando se o veículo ficou bom, dar dicas e até avisar caso você mude de oficina. 

Se for possível, monte um cadastro com as quilometragens dos carros e pergunte ao proprietário quanto ele roda em média. Com esses dados, será possível enviar um lembrete sobre a proximidade da troca de algum item, seja por quilometragem ou por tempo. Esse cuidado certamente fará toda a diferença na fidelização dos clientes. 

Como vimos tornar-se um mecânico de confiança é importante para ganhar nome no mercado e ter sempre um bom movimento de serviços, independentemente da oficina em que estiver. Para isso, é preciso apenas adotar algumas práticas, a fim de criar um laço de credibilidade e ser uma referência para os donos de carros. 

GOSTARAM DAS DICAS? DEIXE SEU COMENTÁRIO

4 comentários: