sábado, 12 de setembro de 2015

DICA 05 - CÓDIGO DE FALHA 165 (HONDA CIVIC)

SONDA LAMBA:
 A respeito do código de falha referente ao nº 165 = Relé de aquecimento da sonda lambda, todas as vezes que apresenta esse código de falha, a falha não se caracteriza ao relé da sonda e sim a própria sonda lambda.
Muitos mecânicos questionam a respeito dessa falha por que na troca da sonda continua apresentando o mesmo defeito. Muito bem, então vamos analisar o porque da falha e por que continua apresentando o mesmo código de falha após a troca da sonda.
Ao apresentar o código de falha 165 = Relé de aquecimento da sonda lambda pode analisar com multímetro na escala ôhmica que a resistência está aberta (isto é rompeu a resistência interna da sonda ou houve uma alteração muito brusca da resistência) caracterizando o código de falha 165 = relé de aquecimento da sonda no caso do Honda Civic com distribuidor.
Outro detalhe é na hora da troca da sonda lambda, não posso colocar qualquer sonda lambda no veículo, tenho que analisar as características da sonda lambda e se é compatível com o veículo, caso contrário estou colocando mais um defeito no veículo.

No caso do Honda Civic com distribuidor a resistência da sonda é aproximadamente 10 ohms, segue uma tabela abaixo de seqüência da emendas dos fios para montagem de uma sonda universal:

Sonda original Honda                             Sonda universal
2 fios pretos (correspondem)                     2 fios brancos /resistência de aquecimento;
1 fio verde (correspondem)                        1 cinza /terra;
1 fio branco (correspondem)                      1 preto /Sinal;

Procedimentos de teste da sonda lambda pela Honda:
1 - Verificar se o motor está com temperatura ideal de funcionamento, 95ºC a 100ºC;
2 - Chave de contato (ignição) desligada;
3 - Dar partida no motor;
4 - Deixe o motor funcionar por um minuto a 3.000 RPM;
5 - Fazer um (JUMPER) nos terminais de diagnóstico (2 pinos) de serviço;
6 - Desligar a chave de contato (ignição);
7 - Desconectar o conector da sonda lambda;
8 - Alimentar a resistência da sonda lambda direto da bateria, ver esquema em observações abaixo :
Pino 3 da sonda = Pólo positivo da bateria.
Pino 4 da sonda = Pólo negativo da bateria
9 - Dar partida no motor e deixar funcionar durante 2 minutos em 750 +/-50RPM;
10 - Logo após acelerar 2 a 3 vezes para descontaminação do escapamento;
11- Fazer comparação conforme tabela abaixo:
Pino 1 e 2 acelerando a 4.500 RPM no mínimo (0,6 Volts no mínimo)
Pino 1 e 2 desacelerando (0,4 Volts no mínimo).
   
Desde de já, agradecemos pelas recomendações, comentários e elogios que a DICATEC tem recebido pelo e-mail, fone e fax de todo o Brasil. A respeito do apoio técnico a DICATEC direciona esse serviço somente para alunos e clientes cadastrados. 

Abraços a todos e até a próxima.

2 comentários:

  1. otima dica . vai nos ajudar muito no dia a dia na oficina .obrigado a todos da dicatec . abraços a todos ....

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  2. Bom dia !!
    O meu Civic é o D16Z6 e esta apresentando esse erro de Aquecedor da Sonda, ja fiz a substituiçao por uma universal bosh especifica do carro, mas o erro persiste
    Medi a tensão nos fios e não esta chegando o terra que é do aquecedor da Sonda
    Acredito entao que seja no Rele do aquecedor
    Sabem me informar onde fica esse rele ?
    ou Fusivel do aquecedor da Sonda ?

    Obrigado !!

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