DESCRIÇÃO DA FALHA:
Oscilação brusca na
marcha lenta após manutenção, revisão ou troca de alguns componentes
eletrônicos como, corpo borboleta (TBI), distribuidor de ignição, bateria ou
Central de Injeção Eletrônica.
Muitos veículos VW GOL, PARATI E KOMBI COM MOTORIZAÇÃO 1.0 8/16 V e 1.6 COM SISTEMA BOSCH: MP 9.0. e MARELLI: IAW 1AVS quando realizamos
a manutenção não apresenta este tipo de defeito, isto é, aceita o ajuste básico
pelo scanner e funciona normalmente. Mas sempre aparecem alguns veículos na
oficina que nos faz perder muito tempo técnico para ajustar o funcionamento
correto até terminar o serviço.
Após a substituição dos componentes eletrônicos ou outros componentes
que venham apresentar este o tipo de defeito e não consegue ajustar o controle
da marcha lenta através de equipamento eletrônico (scanner), recomenda-se um
procedimento para ajuste básico manualmente (sem scanner).
PROCEDIMENTO:
1 – Aquecer o motor até disparar o
eletro ventilador por 2 vezes, não há problema se está oscilando a marcha
lenta;
2 – Rastrear o sistema com scanner,
resetar todos os códigos de falhas memorizados e resetar parâmetros
auto-adaptativo (quando disponível);
3 – Desligar (romper) a alimentação da
Central de Injeção Eletrônica (negativo da bateria, fusíveis ou conector da
Central) por 10 minutos;
4 – Após 10 minutos, alimentar
novamente a Central de Injeção, ligar o motor e aguardar seu aquecimento até
acionar novamente o eletro ventilador por 2 vezes;
5 – Acelerar o motor em 3.000 RPM por
30 segundos;
6 – Após 30 segundos deixar estabilizar
a marcha lenta por 1 minuto (não tem problema se a marcha lenta está
oscilando);
7 – Fazer 10 vezes os itens 5 e 6;
8 – Após o item 7, ligar o farol alto e
deixar funcionando na marcha lenta por 40 minutos;
9 –
Após 40 minutos procedimentos ok.
OBSERVAÇÃO:
Antes de realizar o procedimento verifique
o sincronismo da correia dentada, ajuste correto do cabo do acelerador e ajuste
o ponto de ignição (distribuidor) em 6 graus (Imagem abaixo).
Ao
deixar o motor funcionando na marcha lenta com farol alto ligado por 40
minutos, instale o scanner em leitura (modo contínuo) e acompanhe e veja os
parâmetros se enquadrar novamente com as configurações originais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário