quarta-feira, 25 de maio de 2016

MARCHA LENTA OSCILANDO - FORD 1.0 E 1.3

DEFEITO INTRIGANTE:
FORD 1.0 e 1.3 MOTOR ENDURA 1996 a 1998

DICA: Oscilações na marcha-lenta;

Quero relatar alguns detalhes a respeito da marcha-lenta do motor Ford endura 1.0 e 1.3 08V, muitas vezes chega na oficina com esse defeito e após a troca de todos os componentes direcionados à marcha-lenta, oscilação ou marcha-lenta baixa e alta continua. Comentarei a respeito do assunto.

Primeiramente você deve realizar uma manutenção corriqueira no motor, como: Limpezas dos bicos injetores, corpo TBI, sistema de arrefecimento, ventilação do cárter, troca do filtro de combustível, filtro de ar, filtro de óleo, óleo do motor, velas de ignição, cabos de velas, etc... Analisar todos os pontos de aterramentos, pressão da bomba de combustível e ajustar as válvulas do motor.

OBS.: Como esse motor tem dificuldades para lubrificação na parte superior do cabeçote, grande possibilidade de carbonização no motor, caso haja necessidade limpe ou descarbonize.

Outros detalhes que apresentam nesse motor e desperta atenção no momento da reparação são as mangueiras do respiro e ventilação do cárter, as mangueiras (Fig. 01) perde a resistência e amassa (fecha) à passagem equalizada no coletor. Sempre deve trocar o anti-chama (Fig. 02) (tampa de óleo) do motor, pois o mesmo com o tempo de uso impregna o furo calibrado dificultando passagem para o controle da marcha-lenta, substituir também uma esponja de espuma dentro da caixa do filtro de ar que contamina pelo respiro do óleo do motor. 

Após todos esses reparos e verificações descritos acima, agora sim, caso haja necessidade troque o atuador da marcha lenta (IAC). Todas as vezes que esse veículo aparece na oficina com deficiência na marcha-lenta, o mecânico sempre troca primeiro o atuador da marcha-lenta, até mesmo deixando de lado todos esses detalhes comentados.

Fica aí uma dica muito importante, com todos esses detalhes na manutenção que nós comentamos até agora (desgastes de componentes, impregnação, contaminação, desajustes, oxidação, etc...) o módulo passa a funcionar, corrigir os parâmetros e auto-adaptar-se com o funcionamento atual, isto é, após toda manutenção e troca de componentes o defeito continua, limitando o conhecimento e trabalho do mecânico.

Senhores reparadores, sempre há necessidade de realizar o reset dos parâmetros auto-adaptativos do módulo da injeção, forçar a voltar as configurações originais. Esse reset pode ser efetuado pelo scanner ou desligando a bateria do veículo por um tempo, neste caso, com sistema FIC EEC-V somente desligando a bateria por uma hora.

Após o reset do módulo, recuperar novos parâmetros com os componentes novos e manutenção realizada, antes de concluir o serviço e entregar o veículo ao cliente.

Procedimentos para Reset:
1-    Desligar a bateria por uma hora;
2-    Religar os cabos da bateria;
3-    Ligar o contato por três minutos;
4-    Dar partida no motor;
5-    Deixar funcionando sem acelerar até disparar o eletro-ventilador por duas vezes, não tem problema casa esteja acelerado.
6-    Ligar o farol alto e deixar na marcha-lenta por quarenta minutos.

Outros detalhes de falhas nesse sistema e motor, para ficarmos atento conforme a (Fig. 03):
Manual dicatec

Medidor de massa de ar (MAF), com o tempo apresenta impregnação de borra no filamento quente atrapalhando o sinal.
  • Os dois conectores do chicote (preto e cinza) fixado no painel corta fogo tem facilidade de oxidação por contato com água, sempre deve limpa-lo.
  • No corpo TBI, a haste do batente da borboleta não é resistente, entorta e fecha a borboleta.
  • Sensor de rotação trinca internamente apresentando parada subida na esquina ou desaceleração.
ESTÁ FOI MAIS UMA DICA RETIRADA DO MANUAL ELETRÔNICO DA DICATEC, CONHEÇA MAIS SOBRE A DICATEC ASSISTINDO NOSSO CANAL NO YOUTUBE.
CONFIRA > CANAL DICATEC AQUI

PUBLICIDADE:

Um comentário:

  1. Excelentes dicas, o vocês estão de parabéns!!! Ontem fiz o procedimento de reset no meu fiesta e consegui estabilizar a marcha lenta. Muito obrigado!

    ResponderExcluir