Esse é um defeito intrigante que tem
apresentado nesse veículo com o módulo de injeção Marelli IAW 5NF, desde o
início após o lançamento do veículo. Muitos mecânicos realizavam uma revisão no
motor como: Limpeza dos bicos injetores, trocas dos filtros de combustível,
filtro de ar, filtro de óleo, óleo do motor, velas, cabos de velas, bobina de
ignição, etc... Não tendo resultado trocava o corpo borboleta e pedal do
acelerador para tentar resolver o defeito.
Esse
sistema de injeção Marelli IAW 5NF com motorização 1.0/1.3 16V saíram com
defeito no software da Central Eletrônica necessitando de uma atualização. Quem
pode realizar este tipo de serviço são as concessionárias ou técnicos em
reparos de Centrais Eletrônica com equipamentos específicos. Como posso
identificar se a Central Eletrônica necessita de atualização, aí fica uma dica:
1º - Primeiramente se o veículo apresenta o defeito relacionado acima;
1º - Primeiramente se o veículo apresenta o defeito relacionado acima;
2º - Um nº timbrado na etiqueta da Central eletrônica
conforme figura:
Central
com defeito = IAW 5NF.F1
Central
atualizada = IAW 5NF.F3
Caso após todos esses reparos citados
forem realizados no veículo e ainda continuar o defeito, aí fica outras dicas muito
importante.
Para que o módulo possa trabalhar
corretamente necessita de uma alimentação positiva e negativa. Recebe uma
alimentação positiva constante através do pino B16 e pós-chave no pino B12 e
B29. Recebe a alimentação negativa através dos pinos A05, A06, A21 e A22.
Aí esta a grande surpresa no reparo desse
veículo, os aterramentos chegam deficiente nesses pinos. Na carcaça da Central
Eletrônica está parafusado três cabos terras, dois desses cabos está aterrando
a caraça enquanto que o outro vem buscar aterramento para alimentar os pinos da
Central Eletrônica conforme (figura 02) acima.
Com
o passar do tempo a carcaça da Central Eletrônica oxida dificultando e
resistindo a passagem do aterramento. A solução é reforçar o aterramento (que
vem buscar) direto do negativo da bateria (que está próximo) ou trocar a localização
do cabo terra colocando atrás e final do cabeçote, acima da bobina, sobra de um
prisioneiro, conforme a figura abaixo:
Outro detalhe que apresenta nesse veículo a respeito
de perda do controle do pedal do acelerador, também é oxidação nos dois conectores
(preto e cinza) abaixo da caixa de fusíveis e relés no vão do motor (figura
04) abaixo, desmontando e fazendo a limpeza da oxidação apresentado por contato com
umidade.
Então é isso galera, qualquer duvida deixe nos comentários, e conheça nosso canal no youtube, la tem dicas em vídeos.
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que aparelho consigo fazer atualização da unidade e onde posso baixar o pacote de atualização
ResponderExcluirOlá Norberto, obrigado pelo contato. Então essa atualização é feita somente por aparelho da concessionária.
ExcluirOTIMA DICA JA RESOLVI VARIOS PROBLEMAS COM ESSA INFORMAÇAO VALEU MARCO VEIO OBRIGADO
ResponderExcluirOla , o meu siena 2002 Central IAW 5NF F3 apresenta a perda de aceleraçao somente se ligar o ar condicionado. se não ligar o ar ele segue normal. cOMO RESOLVER ISSO?
ResponderExcluirBom dia Sebastian! Esse comportamento realmente tem apresentado no siena 1.0 16V e 1.3 16V com esse sistema de injeção com muita frequência. vários itens pode apresentar esse defeito. Isso vc tem que procurar um um profissional na reparação automotiva. Se ele tem o manual eletrônico da dicatec fica bem mais fácil para resolver, pois no manual consta vários defeitos relacionados com esse sintomas. Pois um deles é falta de aterramento do módulo, atualização do módulo ou defeito no próprio corpo.
ExcluirBoa noite, meu siena 2002 1.0 16v as vezes oscila a lenta porem quando dou uma pisada no acelerador a oscilação para, parece que descalibra o corpo, pode ser atualização?
ResponderExcluirBoa noite conheci a pouco o blog dicatec mas ta me ajudando trabalho no balcão de auto peças mas gosto muito de injeção eletronica a alguns anos entrou em nosso oficina uma palio weekend 1.0 16v fire injeção IAW5NF mencionado acima com esse problema de perder a aceleração fiz todos os passos da dica e ta dando certo além de fazer toda verificações dos conectores também encontrei um fio do chicote do pedal acelerador descascado provavelmente pegando e um ponto negativo perdendo ainda a aceleração fiz o isolamento os codigos p1570,p1221,1222 foram apagados via kts590 e o mesmo esta bem obrigado.
ResponderExcluirQue bom que esta ajudando, esse é nosso objetivo!
ExcluirMuito boa as dicas
ResponderExcluirBoa tarde meu palio 2002nao pega modulo foi consertado o que fazer
ResponderExcluirGostaria de saber, quais sao os tres aterramentos do modulo 5nf, pois na carcaça estao dois pinos apenas e um esta solto, gostaria de saber se esse que esta solto faz parte do aterramento, pois amtes ele estava conectado no mudulo junto com outro pino
ResponderExcluirAcabei de comprar um Palio weekend e está apresentando esses problemas me ajudem aí comentando
ResponderExcluirVocês tem diagramas
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