terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

DICA: FIAT PALIO COM PERDA DO PEDAL DO ACELERADOR

Esse é um defeito intrigante que tem apresentado nesse veículo com o módulo de injeção Marelli IAW 5NF, desde o início após o lançamento do veículo. Muitos mecânicos realizavam uma revisão no motor como: Limpeza dos bicos injetores, trocas dos filtros de combustível, filtro de ar, filtro de óleo, óleo do motor, velas, cabos de velas, bobina de ignição, etc... Não tendo resultado trocava o corpo borboleta e pedal do acelerador para tentar resolver o defeito.

Esse sistema de injeção Marelli IAW 5NF com motorização 1.0/1.3 16V saíram com defeito no software da Central Eletrônica necessitando de uma atualização. Quem pode realizar este tipo de serviço são as concessionárias ou técnicos em reparos de Centrais Eletrônica com equipamentos específicos. Como posso identificar se a Central Eletrônica necessita de atualização, aí fica uma dica:

- Primeiramente se o veículo apresenta o defeito relacionado acima;

- Um nº timbrado na etiqueta da Central eletrônica conforme figura:



Central com defeito = IAW 5NF.F1
Central atualizada    = IAW 5NF.F3

Caso após todos esses reparos citados forem realizados no veículo e ainda continuar o defeito, aí fica outras dicas muito importante.

Para que o módulo possa trabalhar corretamente necessita de uma alimentação positiva e negativa. Recebe uma alimentação positiva constante através do pino B16 e pós-chave no pino B12 e B29. Recebe a alimentação negativa através dos pinos A05, A06, A21 e A22.

Aí esta a grande surpresa no reparo desse veículo, os aterramentos chegam deficiente nesses pinos. Na carcaça da Central Eletrônica está parafusado três cabos terras, dois desses cabos está aterrando a caraça enquanto que o outro vem buscar aterramento para alimentar os pinos da Central Eletrônica conforme (figura 02) acima.

Com o passar do tempo a carcaça da Central Eletrônica oxida dificultando e resistindo a passagem do aterramento. A solução é reforçar o aterramento (que vem buscar) direto do negativo da bateria (que está próximo) ou trocar a localização do cabo terra colocando atrás e final do cabeçote, acima da bobina, sobra de um prisioneiro, conforme a figura abaixo:
software dicatec

Outro detalhe que apresenta nesse veículo a respeito de perda do controle do pedal do acelerador, também é oxidação nos dois conectores (preto e cinza) abaixo da caixa de fusíveis e relés no vão do motor (figura 04) abaixo, desmontando e fazendo a limpeza da oxidação apresentado por contato com umidade.

software dicatec

Então é isso galera, qualquer duvida deixe nos comentários, e conheça nosso canal no youtube, la tem dicas em vídeos.

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13 comentários:

  1. que aparelho consigo fazer atualização da unidade e onde posso baixar o pacote de atualização

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    1. Olá Norberto, obrigado pelo contato. Então essa atualização é feita somente por aparelho da concessionária.

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  2. OTIMA DICA JA RESOLVI VARIOS PROBLEMAS COM ESSA INFORMAÇAO VALEU MARCO VEIO OBRIGADO

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  3. Ola , o meu siena 2002 Central IAW 5NF F3 apresenta a perda de aceleraçao somente se ligar o ar condicionado. se não ligar o ar ele segue normal. cOMO RESOLVER ISSO?

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    1. Bom dia Sebastian! Esse comportamento realmente tem apresentado no siena 1.0 16V e 1.3 16V com esse sistema de injeção com muita frequência. vários itens pode apresentar esse defeito. Isso vc tem que procurar um um profissional na reparação automotiva. Se ele tem o manual eletrônico da dicatec fica bem mais fácil para resolver, pois no manual consta vários defeitos relacionados com esse sintomas. Pois um deles é falta de aterramento do módulo, atualização do módulo ou defeito no próprio corpo.

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  4. Boa noite, meu siena 2002 1.0 16v as vezes oscila a lenta porem quando dou uma pisada no acelerador a oscilação para, parece que descalibra o corpo, pode ser atualização?

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  5. Boa noite conheci a pouco o blog dicatec mas ta me ajudando trabalho no balcão de auto peças mas gosto muito de injeção eletronica a alguns anos entrou em nosso oficina uma palio weekend 1.0 16v fire injeção IAW5NF mencionado acima com esse problema de perder a aceleração fiz todos os passos da dica e ta dando certo além de fazer toda verificações dos conectores também encontrei um fio do chicote do pedal acelerador descascado provavelmente pegando e um ponto negativo perdendo ainda a aceleração fiz o isolamento os codigos p1570,p1221,1222 foram apagados via kts590 e o mesmo esta bem obrigado.

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  6. Boa tarde meu palio 2002nao pega modulo foi consertado o que fazer

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  7. Gostaria de saber, quais sao os tres aterramentos do modulo 5nf, pois na carcaça estao dois pinos apenas e um esta solto, gostaria de saber se esse que esta solto faz parte do aterramento, pois amtes ele estava conectado no mudulo junto com outro pino

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  8. Acabei de comprar um Palio weekend e está apresentando esses problemas me ajudem aí comentando

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