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terça-feira, 29 de março de 2016
terça-feira, 22 de março de 2016
DICA = VEÍCULOS VW COM SISTEMA BOSCH: MP9.0 E MARELLI: IAW 1AVS
DESCRIÇÃO DA FALHA:
Oscilação brusca na
marcha lenta após manutenção, revisão ou troca de alguns componentes
eletrônicos como, corpo borboleta (TBI), distribuidor de ignição, bateria ou
Central de Injeção Eletrônica.
Muitos veículos VW GOL, PARATI E KOMBI COM MOTORIZAÇÃO 1.0 8/16 V e 1.6 COM SISTEMA BOSCH: MP 9.0. e MARELLI: IAW 1AVS quando realizamos
a manutenção não apresenta este tipo de defeito, isto é, aceita o ajuste básico
pelo scanner e funciona normalmente. Mas sempre aparecem alguns veículos na
oficina que nos faz perder muito tempo técnico para ajustar o funcionamento
correto até terminar o serviço.
Após a substituição dos componentes eletrônicos ou outros componentes
que venham apresentar este o tipo de defeito e não consegue ajustar o controle
da marcha lenta através de equipamento eletrônico (scanner), recomenda-se um
procedimento para ajuste básico manualmente (sem scanner).
PROCEDIMENTO:
1 – Aquecer o motor até disparar o
eletro ventilador por 2 vezes, não há problema se está oscilando a marcha
lenta;
2 – Rastrear o sistema com scanner,
resetar todos os códigos de falhas memorizados e resetar parâmetros
auto-adaptativo (quando disponível);
3 – Desligar (romper) a alimentação da
Central de Injeção Eletrônica (negativo da bateria, fusíveis ou conector da
Central) por 10 minutos;
4 – Após 10 minutos, alimentar
novamente a Central de Injeção, ligar o motor e aguardar seu aquecimento até
acionar novamente o eletro ventilador por 2 vezes;
5 – Acelerar o motor em 3.000 RPM por
30 segundos;
6 – Após 30 segundos deixar estabilizar
a marcha lenta por 1 minuto (não tem problema se a marcha lenta está
oscilando);
7 – Fazer 10 vezes os itens 5 e 6;
8 – Após o item 7, ligar o farol alto e
deixar funcionando na marcha lenta por 40 minutos;
9 –
Após 40 minutos procedimentos ok.
OBSERVAÇÃO:
Antes de realizar o procedimento verifique
o sincronismo da correia dentada, ajuste correto do cabo do acelerador e ajuste
o ponto de ignição (distribuidor) em 6 graus (Imagem abaixo).
Ao
deixar o motor funcionando na marcha lenta com farol alto ligado por 40
minutos, instale o scanner em leitura (modo contínuo) e acompanhe e veja os
parâmetros se enquadrar novamente com as configurações originais.
sábado, 12 de março de 2016
DEFEITO NOS VEÍCULOS FIAT 1.6 16V
DEFEITO: Motor falha nas acelerações ou retomadas (veiculo com coletor de plástico):
DESCRIÇÃO DA FALHA:
O
defeito apresenta com o veículo em movimento e parado, mas só acelerando dentro do veículo.
Ao acelerar diretamente no corpo TBI não apresenta a falha. Ao rastrear o
sistema com scanner automotivo detectou o código de falha P0351 - circuito da
bobina de ignição.
No teste do circuito da bobina de ignição não foram encontradas
nenhuma irregularidade, mas mesmo assim foram substituídos bobina de ignição,
cabos de velas e velas.
Após analisar a fundo o esquema elétrico chegou a
conclusão da falha.
CAUSA:
O cabo do
acelerador é fixado com uma presilha plástica ao Conector A da Central
de Injeção (FIGURA ABAIXO), isto é, forçando o conector
A a se deslocar da posição, apresentando mau contato nos terminais interno.
SOLUÇÃO:
Cortar a
presilha e fazer um suporte para fixação do cabo do acelerador.
OBSERVAÇÃO: O defeito tem apresentando com o tempo de uso,
isto é, o cabo do acelerador após desgastes interno passa ter dificuldade ao
movimentar.
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terça-feira, 1 de março de 2016
DICA SOBRE VEÍCULO FIAT 1.6 16V / LINEA 1.9 16V
FALHA: Instabilidade da marcha lenta após a
troca da correia dentada;
Como temos ministrados treinamentos todos os
domingos em cidades e regiões diferentes, há um grande número de reclamações de
instabilidade da marcha lenta após a troca da correia dentada desses veículos.
Os mecânicos questionam que antes de trocar a correia o motor funciona
perfeitamente e todos os parâmetros funcionam dentro da faixa.
Após
a troca da correia dentada passa à apresentar instabilidade na marcha lenta,
apaga nas desacelerações e alguns sensores ficam fora dos parâmetros (leituras
altas) como: Sensor Map, tempo de injeção e sonda lambda. Ao analisar com
vacuômetro o vácuo do coletor apresenta-se baixo próximo de 380 mmHg, o normal
seria próximo de 450 mmHg.
Procedimento
da troca da correia dentada desse motor está disponível no software da DICATEC e nos sites dos
fabricantes de correia dentada e ferramentas. Mas mesmo montando com
procedimento correto com ferramentas corretas apresentam o defeito, aí fica a
dica para resolver essa falha.
PROCEDIMENTOS:
1) Após todo procedimento correto da troca da correia com as ferramentas adequadas, deixar sem a proteção plástica da correia dentada (Fig. 03) e em posição de funcionamento do motor para testes;
2) Funcionar o motor até disparar o eletro-ventilador por 2 vezes, acelere próximo de 4000 RPM e solta a aceleração para analisar se o motor apaga na desaceleração;1) Após todo procedimento correto da troca da correia com as ferramentas adequadas, deixar sem a proteção plástica da correia dentada (Fig. 03) e em posição de funcionamento do motor para testes;
3) Caso o motor apague e a marcha lenta fica instável, nota-se alguns parâmetros fora da faixa (sonda lambda, tempo de injeção e MAP), desligue o motor;
4) Como há uma pequena folga nas 2 polias (admissão e escape) em relação a chaveta, tem que compensar o ajuste nessa folga;
OBS.: Não há necessidade de colocar a ferramenta para acertar esse ajuste, somente tirar a proteção das polias.
5) Solte o parafuso que prende a polia de admissão, sempre comece pela polia de admissão, pois o mesmo está presente o sensor de fase (solte 2 voltas no parafuso), use a ferramenta adequada para travar a polia;
6) Girar o virabrequim com a ferramenta adequada (soquete 36 ou 38 mm), escolha o sentido para girar o motor, por exemplo: sentido horário até o final da chaveta.
5) Solte o parafuso que prende a polia de admissão, sempre comece pela polia de admissão, pois o mesmo está presente o sensor de fase (solte 2 voltas no parafuso), use a ferramenta adequada para travar a polia;
6) Girar o virabrequim com a ferramenta adequada (soquete 36 ou 38 mm), escolha o sentido para girar o motor, por exemplo: sentido horário até o final da chaveta.
OBS.: Ao girar o motor no sentido horário
percebe que todos os componentes móveis giram ao mesmo tempo, menos o comando de
admissão e parafuso que prende a polia. Quando chegar ao final da folga da
chaveta percebe que o comando de admissão e o parafuso passa a girar juntos com
todos os componentes móveis, isto é, chegando ao final da folga da chaveta.
7) Aperte novamente o parafuso que prende a polia no comando com ferramenta adequada, funcione o motor e analise o funcionamento comparando com os valores anteriores. Caso houver melhora, faça o mesmo procedimento no outro comando (escape), caso aumente a falha, faça o mesmo procedimento no mesmo comando mas no sentido anti-horário, buscando melhor performance de funcionamento no mesmo comando.
7) Aperte novamente o parafuso que prende a polia no comando com ferramenta adequada, funcione o motor e analise o funcionamento comparando com os valores anteriores. Caso houver melhora, faça o mesmo procedimento no outro comando (escape), caso aumente a falha, faça o mesmo procedimento no mesmo comando mas no sentido anti-horário, buscando melhor performance de funcionamento no mesmo comando.
Aí fica uma
dica, procure fazer o procedimento com um vacuômetro instalado, melhor performance
no funcionamento do motor é próximo de 450 mmHg.
Após o acerto do sincronismo do
motor, vácuo próximo de 450 mmHg,
percebe-se que o motor funciona com a marcha lenta bem instável,
parâmetros todos na faixa de funcionamento.
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terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
SONDA LAMBDA - PARTE 3
CONFIRA O VÍDEO 3 SOBRE SONDA LAMBDA QUE ESTA NO CANAL DICATEC NO YOUTUBE. SE INSCREVA NO CANAL E RECEBA MAIS INFORMAÇÕES.
NELE POSSUI UM TESTE PRÁTICO NO CARRO SOBRE TESTE NO CATALISADOR DO VEÍCULO. CONFIRA:
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segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
DEFEITOS NO FIAT MOTOR 1.6 16V
DICA:
Quero relatar um defeito intrigantes que esses veículos tem apresentado no passado e continuam apresentando hoje também.
DEFEITO:
Após desligar o motor por alguns minutos a próxima partida fica muito longa:
Ao desligar o motor por um período de 10
minutos, nota-se que a próxima partida fica longa, demora para entrar em
funcionamento. Quando pega não apresenta cheiro de excesso de
combustível e funciona com todos os parâmetros normais. Com o manômetro
instalado para analisar a pressão da linha de combustível, deixamos alguns
minutos desligado após o funcionamento do motor e percebemos que a pressão cai
rapidamente.
Indício de defeito no regulador de pressão ou bomba elétrica de
combustível com defeito. Foram substituído o regulador de pressão, bomba elétrica
de combustível, bicos injetores, filtro de combustível, mangueiras de pressão e
o defeito permaneceu.
Ao
estancar a pressão da linha pela mangueira de retorno a pressão sobe
para 6 bar e ao desligarmos o motor a pressão não cai, mantém próximo de 6 bar.
Ao voltar a mangueira em sua ligação normal volta a apresentar o defeito
novamente.
CAUSA:
Flauta interna dos bicos injetores trincado, ver figura abaixo.
![]() |
FOTO RETIRADA DO MANUAL DICATEC |
SOLUÇÃO:
Substituir a flauta completa.
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FOTO RETIRADA DO MANUAL DICATEC |
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terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
DICA: FIAT PALIO COM PERDA DO PEDAL DO ACELERADOR
Esse é um defeito intrigante que tem
apresentado nesse veículo com o módulo de injeção Marelli IAW 5NF, desde o
início após o lançamento do veículo. Muitos mecânicos realizavam uma revisão no
motor como: Limpeza dos bicos injetores, trocas dos filtros de combustível,
filtro de ar, filtro de óleo, óleo do motor, velas, cabos de velas, bobina de
ignição, etc... Não tendo resultado trocava o corpo borboleta e pedal do
acelerador para tentar resolver o defeito.
Esse
sistema de injeção Marelli IAW 5NF com motorização 1.0/1.3 16V saíram com
defeito no software da Central Eletrônica necessitando de uma atualização. Quem
pode realizar este tipo de serviço são as concessionárias ou técnicos em
reparos de Centrais Eletrônica com equipamentos específicos. Como posso
identificar se a Central Eletrônica necessita de atualização, aí fica uma dica:
1º - Primeiramente se o veículo apresenta o defeito relacionado acima;
1º - Primeiramente se o veículo apresenta o defeito relacionado acima;
2º - Um nº timbrado na etiqueta da Central eletrônica
conforme figura:
Central
com defeito = IAW 5NF.F1
Central
atualizada = IAW 5NF.F3
Caso após todos esses reparos citados
forem realizados no veículo e ainda continuar o defeito, aí fica outras dicas muito
importante.
Para que o módulo possa trabalhar
corretamente necessita de uma alimentação positiva e negativa. Recebe uma
alimentação positiva constante através do pino B16 e pós-chave no pino B12 e
B29. Recebe a alimentação negativa através dos pinos A05, A06, A21 e A22.
Aí esta a grande surpresa no reparo desse
veículo, os aterramentos chegam deficiente nesses pinos. Na carcaça da Central
Eletrônica está parafusado três cabos terras, dois desses cabos está aterrando
a caraça enquanto que o outro vem buscar aterramento para alimentar os pinos da
Central Eletrônica conforme (figura 02) acima.
Com
o passar do tempo a carcaça da Central Eletrônica oxida dificultando e
resistindo a passagem do aterramento. A solução é reforçar o aterramento (que
vem buscar) direto do negativo da bateria (que está próximo) ou trocar a localização
do cabo terra colocando atrás e final do cabeçote, acima da bobina, sobra de um
prisioneiro, conforme a figura abaixo:
Outro detalhe que apresenta nesse veículo a respeito
de perda do controle do pedal do acelerador, também é oxidação nos dois conectores
(preto e cinza) abaixo da caixa de fusíveis e relés no vão do motor (figura
04) abaixo, desmontando e fazendo a limpeza da oxidação apresentado por contato com
umidade.
Então é isso galera, qualquer duvida deixe nos comentários, e conheça nosso canal no youtube, la tem dicas em vídeos.
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