terça-feira, 29 de março de 2016

DEMONSTRAÇÃO DO SOFTWARE DA DICATEC 3.1.0

Saiu o vídeo de demonstração do Software da Dicatec versão 3.1.0. Confira no vídeo as novidades e informações para comprar essa ferramenta fundamental para a sua mecânica!

VEJA O VIDEO NO LINK >> DEMONSTRAÇÃO AQUI

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terça-feira, 22 de março de 2016

DICA = VEÍCULOS VW COM SISTEMA BOSCH: MP9.0 E MARELLI: IAW 1AVS

DESCRIÇÃO DA FALHA:

Oscilação brusca na marcha lenta após manutenção, revisão ou troca de alguns componentes eletrônicos como, corpo borboleta (TBI), distribuidor de ignição, bateria ou Central de Injeção Eletrônica.

Muitos veículos VW GOL, PARATI E KOMBI COM MOTORIZAÇÃO 1.0 8/16 V e 1.6 COM SISTEMA BOSCH: MP 9.0. e MARELLI: IAW 1AVS quando realizamos a manutenção não apresenta este tipo de defeito, isto é, aceita o ajuste básico pelo scanner e funciona normalmente. Mas sempre aparecem alguns veículos na oficina que nos faz perder muito tempo técnico para ajustar o funcionamento correto até terminar o serviço.

Após a substituição dos componentes eletrônicos ou outros componentes que venham apresentar este o tipo de defeito e não consegue ajustar o controle da marcha lenta através de equipamento eletrônico (scanner), recomenda-se um procedimento para ajuste básico manualmente (sem scanner).
dicas automotivas

PROCEDIMENTO:
1 – Aquecer o motor até disparar o eletro ventilador por 2 vezes, não há problema se está oscilando a marcha lenta;

2 – Rastrear o sistema com scanner, resetar todos os códigos de falhas memorizados e resetar parâmetros auto-adaptativo (quando disponível);

3 – Desligar (romper) a alimentação da Central de Injeção Eletrônica (negativo da bateria, fusíveis ou conector da Central) por 10 minutos;

4 – Após 10 minutos, alimentar novamente a Central de Injeção, ligar o motor e aguardar seu aquecimento até acionar novamente o eletro ventilador por 2 vezes;

5 – Acelerar o motor em 3.000 RPM por 30 segundos;

6 – Após 30 segundos deixar estabilizar a marcha lenta por 1 minuto (não tem problema se a marcha lenta está oscilando);

7 – Fazer 10 vezes os itens 5 e 6;

8 – Após o item 7, ligar o farol alto e deixar funcionando na marcha lenta por 40 minutos;

9 – Após 40 minutos procedimentos ok.

OBSERVAÇÃO:
Antes de realizar o procedimento verifique o sincronismo da correia dentada, ajuste correto do cabo do acelerador e ajuste o ponto de ignição (distribuidor) em 6 graus (Imagem abaixo).
ajuste de igniçao

Ao deixar o motor funcionando na marcha lenta com farol alto ligado por 40 minutos, instale o scanner em leitura (modo contínuo) e acompanhe e veja os parâmetros se enquadrar novamente com as configurações originais.

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sábado, 12 de março de 2016

DEFEITO NOS VEÍCULOS FIAT 1.6 16V

DEFEITO: Motor falha nas acelerações ou retomadas (veiculo com coletor de plástico):

DESCRIÇÃO DA FALHA:
O defeito apresenta com o veículo em movimento e parado, mas só acelerando dentro do veículo. Ao acelerar diretamente no corpo TBI não apresenta a falha. Ao rastrear o sistema com scanner automotivo detectou o código de falha P0351 - circuito da bobina de ignição.

No teste do circuito da bobina de ignição não foram encontradas nenhuma irregularidade, mas mesmo assim foram substituídos bobina de ignição, cabos de velas e velas.

Após analisar a fundo o esquema elétrico chegou a conclusão da falha.

CAUSA:
O cabo do acelerador é fixado com uma presilha plástica ao Conector A da Central de Injeção (FIGURA ABAIXO), isto é, forçando o conector A a se deslocar da posição, apresentando mau contato nos terminais interno.

SOLUÇÃO:
Cortar a presilha e fazer um suporte para fixação do cabo do acelerador.

OBSERVAÇÃO: O defeito tem apresentando com o tempo de uso, isto é, o cabo do acelerador após desgastes interno passa ter dificuldade ao movimentar.
defeito no carro

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terça-feira, 1 de março de 2016

DICA SOBRE VEÍCULO FIAT 1.6 16V / LINEA 1.9 16V

FALHA: Instabilidade da marcha lenta após a troca da correia dentada;

Como temos ministrados treinamentos todos os domingos em cidades e regiões diferentes, há um grande número de reclamações de instabilidade da marcha lenta após a troca da correia dentada desses veículos. Os mecânicos questionam que antes de trocar a correia o motor funciona perfeitamente e todos os parâmetros funcionam dentro da faixa.

Após a troca da correia dentada passa à apresentar instabilidade na marcha lenta, apaga nas desacelerações e alguns sensores ficam fora dos parâmetros (leituras altas) como: Sensor Map, tempo de injeção e sonda lambda. Ao analisar com vacuômetro o vácuo do coletor apresenta-se baixo próximo de 380 mmHg, o normal seria próximo de 450 mmHg.

Procedimento da troca da correia dentada desse motor está disponível no software da DICATEC e nos sites dos fabricantes de correia dentada e ferramentas. Mas mesmo montando com procedimento correto com ferramentas corretas apresentam o defeito, aí fica a dica para resolver essa falha.

PROCEDIMENTOS:
1) Após todo procedimento correto da troca da correia com as ferramentas adequadas, deixar sem a proteção plástica da correia dentada (Fig. 03) e em posição de funcionamento do motor para testes;

software da dicatec
FIG. 03
2) Funcionar o motor até disparar o eletro-ventilador por 2 vezes, acelere próximo de 4000 RPM e solta a aceleração para analisar se o motor apaga na desaceleração;

3) Caso o motor apague e a marcha lenta fica instável, nota-se alguns parâmetros fora da faixa (sonda lambda, tempo de injeção e MAP), desligue o motor;

4) Como há uma pequena folga nas 2 polias (admissão e escape) em relação a chaveta, tem que compensar o ajuste nessa folga;
OBS.: Não há necessidade de colocar a ferramenta para acertar esse ajuste, somente tirar a proteção das polias.

5) Solte o parafuso que prende a polia de admissão, sempre comece pela polia de admissão, pois o mesmo está presente o sensor de fase (solte 2 voltas no parafuso), use a ferramenta adequada para travar a polia;

6) Girar o virabrequim com a ferramenta adequada (soquete 36 ou 38 mm), escolha o sentido para girar o motor, por exemplo: sentido horário até o final da chaveta. 
OBS.: Ao girar o motor no sentido horário percebe que todos os componentes móveis giram ao mesmo tempo, menos o comando de admissão e parafuso que prende a polia. Quando chegar ao final da folga da chaveta percebe que o comando de admissão e o parafuso passa a girar juntos com todos os componentes móveis, isto é, chegando ao final da folga da chaveta.

7) Aperte novamente o parafuso que prende a polia no comando com ferramenta adequada, funcione o motor e analise o funcionamento comparando com os valores anteriores. Caso houver melhora, faça o mesmo procedimento no outro comando (escape), caso aumente a falha, faça o mesmo procedimento no mesmo comando mas no sentido anti-horário, buscando melhor performance de funcionamento no mesmo comando.

Aí fica uma dica, procure fazer o procedimento com um vacuômetro instalado, melhor performance no funcionamento do motor é próximo de 450 mmHg.

Após o acerto do sincronismo do motor, vácuo próximo de 450 mmHg,  percebe-se que o motor funciona com a marcha lenta bem instável, parâmetros todos na faixa de funcionamento.

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terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

SONDA LAMBDA - PARTE 3

CONFIRA O VÍDEO 3 SOBRE SONDA LAMBDA QUE ESTA NO CANAL DICATEC NO YOUTUBE. SE INSCREVA NO CANAL E RECEBA MAIS INFORMAÇÕES.

NELE POSSUI UM TESTE PRÁTICO NO CARRO SOBRE TESTE NO CATALISADOR DO VEÍCULO. CONFIRA:

CONFIRA NO VIDEO >> VIDEO AQUI

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segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

DEFEITOS NO FIAT MOTOR 1.6 16V

DICA:
Quero relatar um defeito intrigantes que esses veículos tem apresentado no passado e continuam apresentando hoje também.

DEFEITO:
Após desligar o motor por alguns minutos a próxima partida fica muito longa:
Ao desligar o motor por um período de 10 minutos, nota-se que a próxima partida fica longa, demora para entrar em funcionamento. Quando pega não apresenta cheiro de excesso de combustível e funciona com todos os parâmetros normais. Com o manômetro instalado para analisar a pressão da linha de combustível, deixamos alguns minutos desligado após o funcionamento do motor e percebemos que a pressão cai rapidamente.

Indício de defeito no regulador de pressão ou bomba elétrica de combustível com defeito. Foram substituído o regulador de pressão, bomba elétrica de combustível, bicos injetores, filtro de combustível, mangueiras de pressão e o defeito permaneceu.

Ao  estancar a pressão da linha pela mangueira de retorno a pressão sobe para 6 bar e ao desligarmos o motor a pressão não cai, mantém próximo de 6 bar. Ao voltar a mangueira em sua ligação normal volta a apresentar o defeito novamente.

CAUSA:
Flauta interna dos bicos injetores trincado, ver figura abaixo.

dicatec
FOTO RETIRADA DO MANUAL DICATEC
SOLUÇÃO:
Substituir a flauta completa.

OBS: A flauta interna é fabricada de fibra plástica apresentando trincas internas nos encaixe das conexões óring, tanto no regulador de pressão como mangueira de retorno. Veja na figura abaixo:

software dicatec
FOTO RETIRADA DO MANUAL DICATEC
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terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

DICA: FIAT PALIO COM PERDA DO PEDAL DO ACELERADOR

Esse é um defeito intrigante que tem apresentado nesse veículo com o módulo de injeção Marelli IAW 5NF, desde o início após o lançamento do veículo. Muitos mecânicos realizavam uma revisão no motor como: Limpeza dos bicos injetores, trocas dos filtros de combustível, filtro de ar, filtro de óleo, óleo do motor, velas, cabos de velas, bobina de ignição, etc... Não tendo resultado trocava o corpo borboleta e pedal do acelerador para tentar resolver o defeito.

Esse sistema de injeção Marelli IAW 5NF com motorização 1.0/1.3 16V saíram com defeito no software da Central Eletrônica necessitando de uma atualização. Quem pode realizar este tipo de serviço são as concessionárias ou técnicos em reparos de Centrais Eletrônica com equipamentos específicos. Como posso identificar se a Central Eletrônica necessita de atualização, aí fica uma dica:

- Primeiramente se o veículo apresenta o defeito relacionado acima;

- Um nº timbrado na etiqueta da Central eletrônica conforme figura:



Central com defeito = IAW 5NF.F1
Central atualizada    = IAW 5NF.F3

Caso após todos esses reparos citados forem realizados no veículo e ainda continuar o defeito, aí fica outras dicas muito importante.

Para que o módulo possa trabalhar corretamente necessita de uma alimentação positiva e negativa. Recebe uma alimentação positiva constante através do pino B16 e pós-chave no pino B12 e B29. Recebe a alimentação negativa através dos pinos A05, A06, A21 e A22.

Aí esta a grande surpresa no reparo desse veículo, os aterramentos chegam deficiente nesses pinos. Na carcaça da Central Eletrônica está parafusado três cabos terras, dois desses cabos está aterrando a caraça enquanto que o outro vem buscar aterramento para alimentar os pinos da Central Eletrônica conforme (figura 02) acima.

Com o passar do tempo a carcaça da Central Eletrônica oxida dificultando e resistindo a passagem do aterramento. A solução é reforçar o aterramento (que vem buscar) direto do negativo da bateria (que está próximo) ou trocar a localização do cabo terra colocando atrás e final do cabeçote, acima da bobina, sobra de um prisioneiro, conforme a figura abaixo:
software dicatec

Outro detalhe que apresenta nesse veículo a respeito de perda do controle do pedal do acelerador, também é oxidação nos dois conectores (preto e cinza) abaixo da caixa de fusíveis e relés no vão do motor (figura 04) abaixo, desmontando e fazendo a limpeza da oxidação apresentado por contato com umidade.

software dicatec

Então é isso galera, qualquer duvida deixe nos comentários, e conheça nosso canal no youtube, la tem dicas em vídeos.

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